A timpanoplastia é a cirurgia para reconstituir a membrana do tímpano, geralmente, recomendada quando o paciente teve a membrana perfurada por algum trauma na região ou infecções no ouvido. Em alguns casos também auxilia a melhorar a audição do paciente.
Timpanoplastia
Como pode ocorrer a perfuração no tímpano?
A perfuração no tímpano pode ocasionar em perda auditiva severa e otorreia crônica (secreção no ouvido que pode ter textura e aspectos diversos). As causas disso são vindas de infecções no ouvido, danos devido a inserção de objetos na orelha ou em decorrência de uma forte pressão na região auricular.
Como funciona a cirurgia?
Após exames clínicos e laboratoriais e depois de tratar qualquer infecção que o paciente possa ter, o procedimento cirúrgico de timpanoplastia pode ser indicado.
É feito sob anestesia geral ou local e, por isso, não causa dor durante o processo. A depender da profundidade e do tamanho da perfuração, a cirurgia é feita com uma pequena incisão no canal auditivo ou na parte de trás da orelha. A partir disso, é feita a reconstituição da membrana que recobre o músculo ou a cartilagem da orelha.
Antes da finalização do procedimento, o médico otorrinolaringologista também verifica se os ossos da região estão em pleno funcionamento. Caso necessário, o profissional realiza a correção, o que pode melhorar significativamente a capacidade auditiva do paciente.
Pra quem é indicado?
A cirurgia de timpanoplastia é recomendada para os pacientes que já passaram pelo tratamento clínico e deve o diagnóstico para o procedimento confirmado. Isso porque algumas perfurações podem se curar de forma espontânea.
Vale ressaltar que o tratamento não pode ser realizado em pacientes que ainda passam por algum processo infeccioso no organismo.
Entre em contato e faça o agendamento da sua consulta. Na clínica Otovision podemos auxiliar na melhora da sua audição e devolver sua saúde, qualidade de vida e bem-estar.
Entre em contato!
Estamos a disposição para tirar qualquer duvida.