Rinite

Obstrução nasal, coriza, coceira na região do nariz, espirros e alterações no olfato por mais de dois dias consecutivos podem ser sintomas da rinite. A doença se caracteriza pela inflamação aguda ou crônica da mucosa nasal. 

Causas da Rinite

A rinite pode acontecer porque a mucosa é responsável por proteger o nosso corpo de substâncias tóxicas ou irritativas que inalamos, ficando altamente expostas a micro-organismos e outros elementos que não nos fazem bem. No entanto, ao ter contato com isso, o sistema de defesa é ativado para impedir que essas substâncias cheguem até o pulmão. E a resposta para isso são os sintomas da rinite.

Além disso, as mudanças climáticas bruscas, contato com ar frio e odores fortes também podem estimular as crises de rinite.

Tipos de Rinite

As rinites podem ser alérgicas, não alérgicas ou infecciosas, se diferenciado das seguintes formas:

  • Rinite alérgica: Causada por meio da reação imunológica do corpo devido a inalação de substâncias que são, de certa forma, estranhas ou prejudiciais ao corpo.
  • Rinite não alérgica: Nesse caso, o sistema imunológico não é tão ativado. Isso porque os espirros, a congestão nasal e os outros sintomas são provenientes de outros fatores, que não a inalação de determinadas substâncias. Em alguns casos, os sintomas são apenas crônicos.
  • Rinite infecciosa: Esse tipo de rinite é causado por um vírus ou uma bactéria que, ao entrar em contato com nosso corpo através do nariz, ativo o sistema imunológico, causando o corrimento nasal e demais sintomas de um resfriado comum.

É preciso ficar atento sobre os casos de rinite na família, presença de outras doenças alérgicas, tabagismo, alterações estruturais no nariz e seios da face, contato com mofo ou gases poluentes, que são fatores de risco para a rinite. 

Em qualquer sinal dos sintomas, procure a nossa equipe de otorrinolaringologistas da Otovision. Faça o agendamento da sua consulta e cuide da sua saúde.

Entre em contato!

Estamos a disposição para tirar qualquer duvida.