Amigdalectomia

A amigdalectomia consiste na cirurgia da retirada de amígdalas. Quando indicada pode melhorar bastante a qualidade do sono dos pacientes, diminuir a ocorrência de inflamação na garganta e corrigir determinadas disfunções e problemas na região.

Entenda sobre a amigdalectomia

As amígdalas são estruturas internas localizadas entre o nariz e a garganta. Sua função principal é produzir células de defesa para o nosso organismo, os linfócitos, e proteger o corpo de qualquer agente infeccioso que possa tentar entrar por meio da alimentação. Por estarem altamente expostas a vírus e bactérias, podem infeccionar. E quando isso ocorre de maneira frequente, pode ser recomendada a cirurgia de amigdalectomia.

A cirurgia também pode ser indicada nos seguintes casos:

  • Hipertrofia das amígdalas, que pode gerar, no paciente, dificuldade para respirar, ronco, apneia do sono, problema de deglutição, alteração na voz e outros fatores;
  • Amigdalite bacteriana recorrentes;
  • Amigdalite aguda.

Como funciona a cirurgia?

O procedimento cirúrgico pode ser feito com o intuito de retirar as amígdalas de forma total ou parcial, a depender do diagnóstico do otorrinolaringologista. Necessita de anestesia e pode ser utilizadas técnicas a laser ou de dissecção fria, que em utilizar aparelhos que emitem ondas de calor para a remoção das estruturas.

É mais comum em crianças, no entanto, pode ser indicado para adultos também. O tempo de recuperação é rápido, podendo levar de 10 a 20 dias, seguindo as orientações médicas.

Vantagens do tratamento

A cirurgia de amigdalectomia pode ajudar os pacientes a normalizarem o sono, tratando a apneia e o chamado sono agitado, melhorar a respiração, diminuir a frequência de dores de garganta e náuseas e, claro, melhorar a qualidade de vida e a sensação de bem-estar.

Entre em contato com a equipe da Clínica Otovision e faça o agendamento da sua consulta. Invista na sua saúde e busque tratamentos de qualidade!

Entre em contato!

Estamos a disposição para tirar qualquer duvida.