Nos últimos anos, a tecnologia utilizada no campo da medicina evoluiu bastante. Na área de otorrinolaringologia, por exemplo, já existem exames mais completos, que não causam mais incômodos aos pacientes. Graças às micro câmeras conseguimos ter imagens internas de alta qualidade e eficientes de toda a região do nariz, pescoço e garganta. Esse é um dos casos do exame de nasofibrolaringoscopia.
Videolaringoestroboscopia
A videolaringoestroboscopia é o exame mais indicado para analisar a saúde das pregas vocais, principalmente. Além disso, ajuda a analisar a estrutura da laringe e sua relação com as cordas vocais.
Videoendoscopia da deglutição
A deglutição é a ação de engolir alimentos, começando pela boca, onde a comida já começa a ser processada, passando por todo o sistema digestivo. Pessoas que sentem dificuldade para realizar este ato ou sentem incômodos durante esse processo, estão propensas a realizarem o exame de videoendoscopia da deglutição.
Amigdalectomia
A amigdalectomia consiste na cirurgia da retirada de amígdalas. Quando indicada pode melhorar bastante a qualidade do sono dos pacientes, diminuir a ocorrência de inflamação na garganta e corrigir determinadas disfunções e problemas na região.
Adenoamigdalectomia
Devido, principalmente à hipertrofia das vias aéreas superiores, a obstrução dessas estruturas pode ser indicada. Com isso, é preciso realizar o procedimento de adenoamigdalectomia, que consiste na retirada das amígdalas e da adenoide.
Septoplastia
Algumas pesquisas da área apontam que cerca de 85% das pessoas possuem desvio de septo nasal, manifestando-se em vários tipos de grau de severidade. Para o alívio dos sintomas, a septoplastia, ou seja, a correção do desvio de septo, pode ser indicada.
Cirurgia para sinusite
A sinusite é a inflamação dos seios da face, caracterizada pelas fortes dores de cabeça, nariz entupido, secreção nasal e outros sintomas. O otorrinolaringologista é o médico ideal para diagnosticar o problema e indicar a cirurgia para sinusite.
Cirurgia do ronco
Boa parte da população sofre com o ronco, aquele barulho indesejado durante o sono. Isso acontece porque a via aérea é protegida por alguns fatores que são responsáveis por manterem as passagens de ar desobstruídas, como a atividade dilatadora de alguns músculos do sistema respiratório.
Timpanoplastia
A timpanoplastia é a cirurgia para reconstituir a membrana do tímpano, geralmente, recomendada quando o paciente teve a membrana perfurada por algum trauma na região ou infecções no ouvido. Em alguns casos também auxilia a melhorar a audição do paciente.
Mastoidectomia
As estruturas presentes em nossos ouvidos são extremamente sensíveis. Infecções, inflamações e alguns traumas podem comprometer bastante a saúde do paciente. Por isso, em alguns casos a cirurgia de mastoidectomia pode ser muito recomendada.
Rinite
Obstrução nasal, coriza, coceira na região do nariz, espirros e alterações no olfato por mais de dois dias consecutivos podem ser sintomas da rinite. A doença se caracteriza pela inflamação aguda ou crônica da mucosa nasal.
Sinusite
A sinusite é caracterizada pela inflamação dos seios da face, que é a região formada pelas cavidades ósseas na região facial, como ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. Toda essa região é responsável por ajudar na ressonância da voz, agir no ar inspirado fazendo com que não causa muito peso no crânio e auxilia em outros movimentos. Quando há a inflamação, o organismo fica bastante comprometido, interferindo diretamente na saúde e no bem-estar do paciente.
Otite e Amigdalite
A otite é caracterizada por uma inflamação no ouvido, podendo acometer a região interna ou externa. Pode ser resultado de presença de alguma alergia, contato com fungos, bactérias ou vírus. É uma doença que pode atingir pessoas de qualquer idade, crianças, adultos ou idosos, e que tratando da maneira correta, não oferece riscos à saúde dos pacientes.
Amigdalite
A amigdalite é uma doença relativamente comum, principalmente em crianças e adolescentes. Consiste em uma inflamação nas amígdalas, estruturas localizadas na região entre o céu da boca e a língua. Elas são responsáveis por proteger o corpo de micro-organismos e acabam ficando muito expostas. A amigdalite pode ter causa viral ou bacteriana.